BIografia



NEWTON EMEDIATO FILHO

Natural de Belo Vale, em Minas Gerais.

É formado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduou-se em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Política). E se especializou na Faculdade de Direito, da mesma Universidade, em nível de Mestrado – Assessoria Técnico-Legislativa Avançada.

Autor de vários ensaios sobre a obra de um dos maiores escritores latino-americanos, João Guimarães Rosa e outros.

Um Carro de Bois que Transportava Logos é seu primeiro romance infantojuvenil.

O conto Um Papagaio Palimpséstico recebeu os prêmios: Projeto Manuelzão/UFMG e Menção Honrosa pela Editora Guemanisse/Teresópolis/Rio de Janeiro/RJ. Newton também foi premiado no Concurso Guimarães Rosa com o conto O tempo de um livro na IV Jornada Guimarães Rosa/UFMG, organizada pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Participou ainda do livro Asgard: A Saga dos Nove Reinos  lançado em 2011 pela Editora Jambô, com o conto Em Transe.

Todos os Dias de Ontem narra o cotidiano de pessoas simples de forma leve e repleta de sentimento. A obra é um projeto aprovado no Edital aberto pela Funarte mais cultura e Ministério da Cultura, e graças a esse prêmio, a obra pôde ser concretizada. O autor passou sua infância e adolescência em uma fazenda no interior de Minas Gerais, o que o colocou em contato direto com vaqueiros, tropeiros, candeeiros e trabalhadores rurais. Muitos dos fatos presentes no livro foram memorizados ao longo do tempo, enquanto outros fazem parte da ficção. A mobilidade rural afeta essas comunidades, e apesar do desenvolvimento econômico e tecnológico, muitos habitantes ainda não tiveram acesso à distribuição de renda e terra.
Os jovens migraram para os grandes centros urbanos, e muitos arraiais foram dizimados, deixando famílias entregues ao abandono e sem qualidade de vida e transporte.

Premiado no Concurso Guimarães Rosa com o conto O tempo de um livro, na IV Jornada Guimarães Rosa/UFMG, organizada pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores.  

Um tempo para ler, livro lançado em Buenos Aires pela editora Sangre Editorial em 2019, reúne cinco contos (Coletânea). E o conto Em la casa de los cerdos publicado pela editora Caravana Editorial no livro intitulado Caravana Buenos Aires – Literatura brasileira por las calles argentinas.

A arte de escrever é desafiadora, mas escritores como Newton Emediato Filho contribuem significativamente para o mundo literário, criando mundos novos e cativantes. 

Atualmente, é Embaixador Universal da Paz pelo Círculo de Embaixadores Universais da Paz Genebra/Suíça.


É um dos Poetas Del Mundo desde 2012, movimento cultural fundado pelo poeta chileno Luis Arias Manzo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário