BIografia


NEWTON EMEDIATO FILHO



Natural de Belo Vale, em Minas Gerais.

É formado pela Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais. Graduou-se em Ciências Sociais (Sociologia, Antropologia e Política). E se especializou na Faculdade de Direito, da mesma Universidade, em nível de Mestrado – Assessoria Técnico-Legislativa Avançada.

Autor de vários ensaios sobre a obra de um dos maiores escritores latino-americanos, João Guimarães Rosa e outros.

Um Carro de Bois que Transportava Logos é seu primeiro romance.

O conto Um Papagaio Palimpséstico recebeu os prêmios: Projeto Manuelzão/UFMG e Menção Honrosa pela Editora Guemanisse/Teresópolis/Rio de Janeiro/RJ. Newton também foi premiado no Concurso Guimarães Rosa com o conto O tempo de um livro na IV Jornada Guimarães Rosa/UFMG, organizada pela Sociedade Brasileira de Médicos Escritores. Participou ainda do livro Asgard: A Saga dos Nove Reinos  lançado em 2011 pela Editora Jambô, com o conto Em Transe.

Todos os Dias de Ontem é um livro premiado pelo Programa + Cultura Bacia do Rio São Francisco/FUNARTE – Fundação Nacional de Artes e do Ministério da Cultura. Este trabalho reúne histórias de tradição oral contadas na região centro-sul de Minas e alto do Paraopeba, levando em conta a alteridade.


Newton representa a Seccional da Associação Internacional dos Poetas de Minas Gerais. Também é Embaixador Universal da Paz pelo Círculo de Embaixadores Universais da Paz Genebra/Suíça.

Nenhum comentário:

Postar um comentário