domingo, 26 de junho de 2011

Entrevista Emooby Newton Emediato Filho


ENTREVISTA COM NEWTON EMEDIATO FILHO


1-  Fale-me sobre você, como é o  seu dia-a-dia?

Eu Elaboro projetos sócio-ambientais e culturais, além de    me dedicar diariamente à leitura e escrita. Realizo um trabalho de etnografia: observação participante que consiste em viajar pelo interior de Minas Gerais e registrar os fatos, costumes hábitos dos moradores de forma empírica. Assim, muitas vezes, consigo garimpar histórias instigantes e transformá-las em poemas, contos ou capítulos de um eventual romance.

2-  Por que começou  a escrever?

Já na infância e juventude eu adquiri o hábito de leitura.
Tive a sorte de ler autores consagrados como Jõao Guimarães Rosa, Gracialiano Ramos, Érico Veríssimo, Monteiro Lobato e tantos outros.
O livro que me marcou mesmo foi o livro Os Meninos da Rua Paulo de um jornalista e escritor húngaro, Ferenc Molnár - 1878 -1952-, traduzido em português por Paulo Rónai.

A infância que vivi no interior de Minas Gerais na fazenda de meus avós maternos e a obra de Jõao Guimarães Rosa me inspiraram e foram fundamentais para que eu iniciasse  minha escrita!    

3-  Como você retrata  a literatura no século XXI?

Existem bons escritores contemporâneos como o peruano Mário Vargas e o moçambicano Mia Couto que inovam e consagram a literatura deste início de século. No Brasil ainda não saiu publicada uma obra que causasse tanto impacto como as obras do século passado: Os Sertões, Grande Sertão: Veredas, Viva o Povo Brasileiro e Vidas secas. Portanto, o universo literário ainda não está saturado.    

4-  Considera-se um escritor de sucesso?

Minhas pretensões literárias não são maiores, pois a maior preocupação está em aperfeiçoar o estilo e burilar as palavras.  Às vezes estou tão inspirado que as imagens dos fatos fictícios e reais se mesclam, surgem de tal forma que insistem em ser escritos. Portanto,  minha tarefa maior é tentar transcrever estes insights. 

5- Como avalia o seu trabalho, nos últimos anos,   que
pensam os seus amigos sobre seu trabalho?

Bons amigos criticam e como escritor aproveito todas as críticas para melhorar sempre. Nos últimos tempos meu trabalho literário tem surpreendido muitos leitores.

6- O que fez para melhorar os seus trabalhos?

Trabalho assiduamente e pesquiso as tendências do mercado editorial. Ler para quem quer escrever é sempre a melhor maneira de aperfeiçoamento.

7- Já concorreu a algum prêmio? Qual?

Vários. Dentre eles ganhei o meu primeiro prêmio quando o meu conto Um Papagaio Palimpséstico foi selecionado pelo Projeto Manuelzão/Festivelhas/UFMG. Obtive também Menção Honrosa pela Editora guemanisse/Teresópolis/RJ.
Menção Honrosa pela Editora Via literária/Porto Seguro/BA.

8- Qual é  sua opinião em relação ao novo  formato que está     a trabalhar a EMOOBY?
A Editora Emooby realiza um trabalho de vanquarda quando lança excelentes obras em livro digital. Além disso, a divulgação de obras e escritores nas lojas virtuais é um fato inquestionável.

9- Como avalia as novas tecnologias, e a transformação do   livro?

O livro digital é um fato ambientalmente favorável e o preço é, sem dúvida, acessível a todos principalmente no terceiro mundo em que o livro impresso ainda é muito caro.
O livro digital possibilita o aumento de leitores e melhor divulgação tanto da obra como a do escritor. 

10- Alguma vez pensou em publicar em formato virtual?

Sim. Simplesmente pelo fator favorável de divulgação do autor e das obras como bens culturais estarem disponíveis no mercado editorial com bons preços. É a tecnologia a favor dos artistas.    




11- O que o  levou  a publicar com a EMOOBY?

Porque a Editora Emooby sai na frente de todas quando se dispõe a realizar um trabalho de mão dupla: em que tanto as obras como os escritores são bem divulgados pelas mídias eletrônicas.
E, principalmente, a questão da distribuição,  pois a Emooby tem vários distribuidores esparramados pelo mundo afora.

12- Na sua opinião como  relata o trabalho da EMOOBY e    seu desempenho?

Como já havia dito: a Editora Emooby realiza um trabalho fantástico em todas áreas: desde a edição, marketing e distribuição das obras até a divulgação do autor. Através das redes sociais a Emooby tem uma performance fantástica!
Parabéns pelo seu desempenho Emooby.

Nenhum comentário:

Postar um comentário