quinta-feira, 10 de novembro de 2011

Asgard, A Saga dos Nove Reinos

Na morada dos deuses



Asgard, A Saga dos Nove Reinos. Editora Jambô, 211 página. R$ 35,00

Apesar de distante do Brasil, a mitologia nórdica é conhecida graças a sucessos dos quadrinhos como Thor, heroi da Marvel que recentemente ganhou um filme e o bárbaro Conan, outro personagem da Marvel que terá também ganhará as telonas nesse ano. Clássico também são as tiras cotidianas de Hagar, o Horrível, de Dick Browne, narrando o mundo moderno sob a ótica de um saqueador viking.
Asgard é o reino dos deuses segundo os vikings, um misto de guerreiros, piratas, exploradores e comerciantes que habitaram a região que hoje é composta pela Noruega, Suécia, Finlândia, Dinamarca e Islândia de 1066 até perto da idade média. Sua mitologia e costumes foram difundidos, muitas vezes de forma errada. A cena clássica de um monte de guerreiros barbudos com chapéus cônicos com chifres, velejando em barcos com proa em forma de dragões e saqueando/pilhando tudo que encontrarem pela frente toma conta de nossa imaginação assim que pensamos nesse povo, apesar de estudos mostrarem que os vikings eram bons exploradores pacíficos e não usavam chifres em seus elmos.
Mas distante da realidade de Midgard, como era conhecida a Terra pelos vikings está Asgard, morada dos deuses que com sabedoria ou força governam o destino da humanidade. É essa mitologia nórdica que forma a base de Asgard, a Saga dos Nove Reinos. A concepção de uma antologia, reunindo diversos autores, alguns amadores outros já profissionais, com o propósito de escrever sobre Asgard apareceu em boa hora. Alguns foram mais clássicos narrarando parte das histórias deixadas pelos vikings, outros criaram novas possibilidades de confrontos de um panteão conhecido por sua violência e há aqueles que misturaram com uma era contemporânea ou com outras lendas.
Sóira Celestino e Evandro Guerra organizaram esse volume com bons contos épicos, poesias romantistas e gravuras bem arranjadas entre um texto e outro. Alguns autores não conseguiram captar a essência da proposta, escorregando na narrativa, mas isso á algo comum em qualquer antologia e não tira nenhum mérito da obra.
Uma especial atenção do leitor para Newton Emediato Filho, Alex Mir, Alfer Medeiros, Vinícius S. Reidryk e Márson Alquati. Escritores que conseguiram prender a atenção com seu enredo bem estruturado.
Asgard é boa leitura para quem gosta do tema, sempre bom ler novas histórias sobre antigos personagens. Porém não é tão interessante para quem não tem ideia do que seja a mitologia nórdica ou não goste de alta fantasia.

Pedro Moreno - Na Morada dos Deuses

Nenhum comentário:

Postar um comentário