sábado, 23 de agosto de 2014

Resenha de Rodrigo Conçole


O livro de Newton Emediato Filho - Todos os dias de Ontem -, é um rico retrato dos tipos humanos, fatos e do imaginário do sertão. Jabuticabas Noturnas é um belo quadro do amor, permeado pela lembrança das jabuticabas, tão presentes na infância de quem vive no interior. Imagens à margem surpreende pela forma com que se trabalha a inveja num final marcante depois da delicadeza com que se relata as alegrias da infância.

Notícias que navegam é outra história muito marcante. O retrato da hospitalidade interiorana, em meio a um acidente, em Um prato muito especial faz dele um grande relato. Retumbação e Na toca dos porcos são muito divertidos. A crítica política perpassa em Paroba.

Em Lipórter e Vargem de Sant’Ana são excelentes história de fantasmas. Sem contar as outras histórias cada uma com algum traço marcante da vida rural presente ainda em algumas regiões.

Simulacro trata com perfeição o crescimento de um povoado, a partir do aparecimento de um profeta(!?), e sua decadência que nos leva a refletir sobre questões ainda atuais. Em uma obra tão diversificada do ponto de vista temático não poderia faltar o tema do adultério, como podemos ver em Máquina de descascar arroz.

Já O dito pelo não feito é um marcante relato sobre a honra e a desonra. Já em Pacheco temos o tema da morte, e o da angústia existencial, vivamente retratados.

Viajantes noturnos, O rancho, Quando o familiar é estranho, Ataliba, Os tropeiros de água limpa e Sanhaço verde são belos e fascinantes quadros da vida do sertão.

Surpreende que todos contos tenham sido coletados oralmente e se ficaram mais histórias fora do livro deveria publicar outro volume. O livro é de tão prazerosa leitura!
Rodrigo Conçole – UNISUL – Universidade/RJ



Nenhum comentário:

Postar um comentário